terça-feira, 6 de julho de 2010

A atração da cruz

A atração da cruz.
“Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” Jo.12:32

A atração da cruz é algo profundamente forte. Todos os olhares se voltaram para a mesma por diversas razões, motivos ou expectativas. Ainda hoje a cruz atrai seguidores e oposiitores. Vejamos alguns:
1- A cruz atrai por causa do mistério que a envolve... Por quê? Por que sendo tão bom e justo ele teve de morrer e de forma tão vil?
2- Por causa da promessa antiga. ‘O salário do pecado é a morte’. Como ele podia ser ‘ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades, levando sobre si o pecado de muitos? Com iria ‘pisar a cabeça’ da serpente? Justamente na cruz? Sim!
3- O escrito sobre a cruz era uma eloqüente pregação do evangelho aos grupos que representavam o poder nas sociedades daqueles dias, ali bem representadas.
Grego - ao maior poder filosófico
Hebraico – ao maior poder religioso
Latim – ao maior poder político-militar
4- Os soldados também zombavam mas o centurião ficava chocado com a atitude dos judeus: “Que gentinha horrível!” Mas fitava a cruz e pensava: “Que estranho! Quem é esse homem?” Finalmente viu quem estava ali na cruz e se prostrou convertido em linda profissão de fé: “Este homem era justo, era o Filho de Deus!”
5- As autoridades judaicas fitavam a cruz escandalizadas naquele que se declarava ‘filho de Deus’ Sua atitude parecia ser “Bom, se ele era de fato filho mostre isso agora!“
6- Muitos do povo fitavam tudo aquilo pensando: Que espetáculo! Os líderes estão certos. Ele não se dizia filho de Deus? Bem feito!
7- Alguns olhavam para a cruz e viam de fato a singularidade de Jesus; batiam no peito num misto de compaixão e de fé, chocados com seu suplício.
8- O ladrão também crucificado á direita viu-se como merecedor da pena de morte e que o Rei não merecia, percebendo o que a maioria ali não viu: O Rei não dos judeus mas do reino dos céus que iria para o paraíso com o Pai e orou: “Rei, lembra-te de mim ao entrares no Teu reino.” “Sim. Irás comigo hoje” ele ouviu o Rei lhe dizer.
9- O outro ladrão só queria escarnecer também daquele que morria ao seu lado e lhe dirigiu não uma súplica humilde mas uma provocação ofensiva.
10- O mundo inferior: Satã e os seus parece que se apavoravam cada vez mais que se aproximava a morte de Jesus. Tentaram fazê-lo descer dali para evitar sua morte por que sabiam que então sua derrota seria selada.
11- O mundo superior: Os anjos miravam a cruz perplexos e em grande expectativa de receber uma voz de comando: “Livrem-no! Castiguem seus algozes!” mas tal ordem nunca veio.
12- E o Pai como viu a cruz? Certamente mesmo com sofrimento deixou o filho entender que não tinha outro meio, o preço era aquilo mesmo. Aparentemente fez silêncio ao ouvir “Com que propósito me abandonaste?” mas, mesmo que o deixou ali pagando o preço do pecado, o Pai não o abandonou porque eram inseparáveis e porque mais tarde o filho lhe disse outra vez: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” e exclamou antes de expirar “Tudo foi feito!”
Um pregador meio excêntrico expôs de modo cativante a história da crucificação. No clímax da sua exposição apontou para uma cruz imaginária e exclamou:
“Ali está o meu Deus . Ele é assim. Ele morreria por mim. Ele de fato morreu. Ele é Deus assim mesmo. Eis porque confio nele. E aquela cruz não foi o fim dEle. Sepultaram-no e no terceiro dia Ele ressuscitou. Voces se admiram de que eu confio nEle? Voces se admirm de que eu daria minha vida por Ele? Se quiserem explicação das minhas plavras ei-las: Deus numa cruz!” Roy . L. Smith
E hoje, a cruz nos atrai? Como? Por quê?
O que representa a cruz para você que ora lê esse pequeno artigo?
Lembre-se: Você não pode ficar neutro diante da cruz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário